O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) salvou 596 pessoas por afogamento entre os dias 24 de dezembro e 30 de dezembro. O número, segundo o órgão, está dentro do esperado, sendo um reflexo do aumento de turistas e banhistas em praias e rios do Estado.
Uma morte foi confirmada durante o período.

Ainda segundo o CBMSC, foram feitas 2 milhões de ações de prevenção entre 24 de dezembro e 30 de dezembro. O órgão também analisa a quantidade de crianças perdidas e o número de casos de lesões por água-viva.

A vítima fatal é um homem, de 24 anos, que morreu vítima de afogamento em água salgada.

Alta temporada de verão

Para a estação mais quente do ano, quase 2 mil guarda-vidas estão distribuídos em 33 municípios de 156 praias e balneários, ao longo de 560 quilômetros do litoral catarinense. Diariamente, 470 bombeiros atuarão nas praias, com reforço de 96 profissionais vindos do interior do Estado.

Entre dezembro de 2024 e março de 2025, Santa Catarina espera receber 3,1 milhões de turistas.

Cuidados nas praias em SC

Os bombeiros militares apontam medidas básicas de prevenção a afogamentos. Uma delas é consultar as praias guarnecidas por guarda-vidas, por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. O aplicativo permite verificar, antes de sair de casa, as praias sinalizadas com bandeira verde, indicando condições favoráveis para banho e baixo risco de afogamento.

Além de procurar locais guarnecidos por guarda-vidas, os oficiais recomendam evitar entrar no mar sob o efeito de bebidas alcoólicas ou qualquer entorpecente. O período com maior incidência de afogamentos, no fim da tarde, geralmente envolve vítimas que consumiram bebidas alcoólicas ao longo do dia.

Ainda, não é recomendado nadar logo após as refeições. O banhista deve se manter em áreas onde o nível da água esteja, no máximo, até a altura do umbigo e respeitar a sinalização de bandeiras vermelhas.

Com informações do portal NSC