Na próxima terça-feira (12), os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone próximo ao Sul do Brasil. No entanto, a previsão não aponta para riscos relacionados a esse sistema, já que ele se formará a centenas de quilômetros de distância, em alto mar. Em Santa Catarina, a previsão é de que a atuação de uma frente fria seja o principal fenômeno, com passagem rápida pelo estado e condições para temporais isolados, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

É importante destacar que ciclones são comuns na região, mas os impactos dependem da posição e intensidade. Eles podem variar desde tempestades fortes e ventos intensos até chuvas mais brandas e ventos moderados.

Uma das categorias de ciclones é o “ciclone bomba”, que ocorre quando há uma queda brusca da pressão atmosférica num período de 24 horas. Contudo, a formação prevista para terça-feira está distante do continente e, embora existam algumas incertezas, as probabilidades de se tornar um ciclone bomba são baixas. Assim, não há expectativa de riscos significativos para Santa Catarina.

Fonte: Defesa Civil SC