A combinação de uma frente fria rápida, um ciclone extratropical e o aquecimento local está provocando condições atmosféricas instáveis, gerando tempestades acompanhadas de ventos fortes e chuvas intensas.


Até o momento, na região, uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento por volta das 15h pegou muitos de surpresa, mas não há registro de prejuízos significativos, apesar de alguns relatos de destelhamentos na região de Morro Grande, em Sangão.

Velocidade dos ventos registrada na última hora, segundo a Epagri/CIRAM:
  • Tubarão: 73 km/h
  • Urussanga: 52 km/h
  • Laguna: 68 km/h
  • Criciúma: 54 km/h
O Rio Grande do Sul sentiu mais forte os impactos da instabilidade. Bento Gonçalves, na serra gaucha, teve ventos de até 90 km/h e Canela, também na serra, 80 km/h.


Confira o último alerta emitido pela defesa civil:

ATENÇÃO - 24/10 15:05 - TEMPORAIS com RAIOS, RAJADAS DE VENTO, GRANIZO e ALAGAMENTOS para os municípios de Armazém, Balneário Rincão, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Içara, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Sangão, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo seguro, evitar locais com árvores ou postes de energia e não transitar por áreas alagadas.