Os alunos da Apae de Morro da Fumaça foram beneficiados com uma tarde de diversão na praia do Campo Bom, em Jaguaruna, nesta semana.

Cerca de 48 alunos foram recepcionados pelos guarda-vidas civis voluntários e puderam conhecer um pouco sobre a sinalização de praia e serviços de guarda-vidas.

Em seguida, os alunos ainda desfrutaram de um banho de mar com auxílio da cadeira anfíbia e de toda equipe de coordenadores de praia por meio do projeto Praia Acessível.

A iniciativa do governo do Estado, recebe o apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e já atendeu pessoas com graus de deficiência física e mental em 68 praias de 23 cidades litorâneas.

Para a temporada 2022/2023, a Santur, viabilizada pelo Núcleo de Projetos, prevê a doação de mais 15 cadeiras anfíbias para a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), com o objetivo de promover acessibilidade aos catarinenses, turistas e visitantes.

Realizado desde 2013 por iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o projeto Praia Acessível agora dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estrados, distribuídos nos balneários catarinenses. Ao todo, o investimento já passa de R$ 540 mil, configurando-se como a maior iniciativa do gênero no Brasil.

“Esse é um dos projetos mais significativos que a Santur tem o prazer e a felicidade de apoiar. Queremos que todas as pessoas tenham a oportunidade de aproveitar o verão com dignidade e segurança. É um jeito de proporcionar experiências incríveis às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida em nosso litoral e é gratificante ver o empenho de todos para fazer o projeto acontecer”, diz o presidente da Santur, Henrique Maciel.

Fonte: Folha Regional