A Operação Veraneio começou há apenas dois dias, mas de acordo com o 1° Tenente Douglas Tadros e comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar em Jaguaruna, a principal ocorrência tem sido perturbação de sossego entre os moradores. Como policial militar, deveria estar empenhando esforços contra o crime e não contra um cidadão de bem que está fazendo uma conduta social. Então, pedimos a colaboração”, relata o comandante.
Ele também explica que tem notado um aumento da criminalidade na região, citando que houve dois roubos à mão armada e, na semana passada, houve a prisão de um líder de grupo criminoso em Balneário Esplanada.
“A guarnição em ronda identificou um cidadão que parecia ser um criminoso com mandato ativo, foi feito a abordagem e constatado pelo nome que havia um mandado de prisão ativo, já sabíamos dele porque estava em nossos grupos e a investigação foi feita junto com o pessoal de Imbituba que nos ajudou”, esclarece.
Com o fim de ano chegando, o número de pessoas que se deslocam de outras cidades para Jaguaruna aumenta. “Sempre peço que me mandem efetivo necessário para policiamento 24 horas nos balneários, neste ano, tivemos dificuldade por não ter escola de formação mas na medida do possível nos foi entregue efetivo adequado, teremos policiamento nos quatro balneários”, complementa o comandante.
Uma das maiores dificuldades para os banhistas nesta época do ano são os veículos invadindo as orlas, por conta disso, terá viaturas nas entradas dos balneários verificando veículos e pessoas. Após o período de praia, terá rondas na cidade.
“Nosso objetivo é permitir que a pessoa possa sentar na cadeira e não tenha um carro passando a 80km/h e que o seu filho possa ir e voltar sem risco. É uma grande dificuldade e precisamos da educação das pessoas porque ninguém quer conviver na praia com um carro”, diz Tadros.