O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 16, o quarto relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023. O documento aponta que dos 237 pontos analisados, 152 estão próprios no Litoral catarinense, o que representa 64,14%. 

Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 61 estão em condições próprias, o que representa 70,11%.

Neste último relatório, as praias, rios e lagoas de Imbituba, Garopaba, Laguna e Jaguaruna apresentaram 100% de balneabilidade. A exceção foi o município de Palhoça, com três pontos reprovados pela análise: na praia da Pinheira, no ponto da Rua Beira Rio, e na praia de Fora, nos pontos da Rua Antônio Fagundes e em frente à Rua do Girassol.  

O IMA executa o Programa de Monitoramento da Balneabilidade desde 1976, contando, atualmente, com uma rede de monitoramento de 237 pontos no litoral, a segunda maior do Brasil. São mais de 100 balneários monitorados em 27 municípios catarinenses compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.