Devido à conhecida “Laje de Jagua”, já se sabe que Jaguaruna possui ondas enormes que fazem a cabeça dos surfistas. Mas a cidade da Amurel pode estar prestes a receber o título oficial de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil. O pedido de homologação foi feito pela Big Waves Brasil, uma entidade que trabalha com grandes eventos de surfe, e foi enviado à Brasília para análise.
“Esse pedido aconteceu em maio deste ano. Em setembro, Brasília retornou com o pedido de um laudo técnico, pois muitas cidades litorâneas brasileiras também possuem grandes ondas, mas nenhuma comparada à daqui, sem dúvida”, explica Thiago Nunes, o Jacaré, da equipe de surfe Jagua Boys, de Jaguaruna. Através do aval positivo da prefeitura, o oceanógrafo do Rio de Janeiro, Douglas Nemes, foi contratado e iniciou as medições, que devem levar um mês e meio até o prazo final de entrega do laudo.
"Já temos Garopaba como a capital catarinense do surfe. Esse título representaria muito para o turismo em Santa Catarina”, acrescenta Thiago. Em registro já foram surfadas ondas de 13, 5 metros em Jaguaruna, o que basta para conferir o título à cidade. Mas segundo o fotógrafo e jornalista Luis Reis, também do grupo Jagua Boys, fora de registro já foram vistas ondas de até 17 metros de altura. “Isso que esperamos que o oceanógrafo registre”, conta. Ao todo, devem ser medidas 180 ondas.