Depois da onda de peixes mortos em Laguna, agora é a vez dos animais aquáticos aparecerem sem vida no balneário Camacho, em Jaguaruna.
Pescadores, veranistas e turistas estão surpresos com a quantidade de peixes mortos na areia. “A água só pode estar contaminada. Como tantos peixes apareceram mortos assim?”, diz um pescador, indignado. A veranista Selma Alencar diz que nunca viu algo parecido. “Depois do que aconteceu em Laguna, agora é aqui. Nunca vi tanto peixe morto assim. É realmente preocupante”, ressalta.
A Redação entrou em contato nesta quarta-feira com a Polícia Militar Ambiental de Laguna, que não soube afirmar nada sobre a situação.
No início de dezembro, moradores de Laguna se depararam com inúmeras mortes de peixes, boto e tartaruga. Os peixes que morreram na lagoa do Canal das Laranjeiras são da espécie savelha, bastante sensível ao manuseio e alterações ambientais. Esses animais teriam morrido por anoxia, ou seja, falta de oxigênio na água. Já as mortes do boto e da tartaruga não estariam relacionadas ao mesmo evento natural.
Além disso, outros fatores adicionais podem ter ajudado na morte dos peixes (savelha), como redes aviãozinho (usada para captura de camarões) e a dragagem próxima ao Canal de Laranjeiras realizada na semana passada, ainda sem mais informações. Um laudo mais específico para analisar as causas foi proposto por profissionais da Udesc.
Fonte: Diário do Sul