Foi registrada mais uma morte de boto na região, desta vez em Jaguaruna, na Praia do Campo Bom. Recentemente, um boto foi encontrado morto na Praia do Gi, em Laguna, além de centenas de peixes. Ontem, mais peixes foram encontrados sem vida e agonizando na Praia do Gi.

No dia 31 de dezembro, uma grande quantidade peixes mortos no balneário Camacho, em Jaguaruna, assustou moradores e veranistas do local. Antes disso, no início de dezembro, moradores de Laguna se depararam com inúmeras mortes de peixes, boto e tartaruga. 
Os peixes que morreram na lagoa do Canal das Laranjeiras são da espécie savelha, bastante sensível ao manuseio e alterações ambientais. Esses animais teriam morrido por anoxia, ou seja, falta de oxigênio na água. Já as mortes do boto e da tartaruga não estariam relacionadas ao mesmo evento natural. Um laudo mais específico para analisar as causas foi proposto por profissionais da Udesc, que fizeram a primeira análise.  
O resultado das análises físico-químicas das amostras de água coletadas no Rio Tubarão e na lagoa do Canal das Laranjeiras apontou que a temperatura da água estava dois graus acima da temperatura medida no mesmo período do ano passado. Na época, era de 24ºC. O laudo também aponta que não foi diagnosticada quantidade abaixo da normalidade quanto à oxigenação da água.

Fonte: SuperSanta