A temporada de verão nos Balneários em Jaguaruna está sendo tranquila, segundo o Corpo de Bombeiros. Porém foram registrados alguns casos mais graves no final do ano passado, como é o caso do jovem Gustavo Volpato Silva, de apenas 14 anos, que morreu afogado no Balneário Campo Bom. O outro caso mais grave foi registrado no dia 23 de dezembro, na Lagoa da Jaguaruna. Um adolescente de apenas 17 anos bateu a cabeça no fundo da lagoa e acabou quebrando duas vértebras. O jovem ainda está internado na UTI, em Tubarão, por ter ingerido grande quantidade de água e corre o risco de ficar tetraplégico. Além dessas, outras duas ocorrências de porte menor também aconteceram. Um envolveu uma moto que trafegava à beira mar e o outro foi uma embarcação que acabou virando na arrebentação das ondas.

Ainda de acordo com Marcos, os guarda-vidas estão a todo momento buscando conversar com os banhistas, em especial com as crianças para repassar a necessidade de alguns cuidados básicos. “A gente busca o tempo todo estar prevenindo os banhistas, principalmente a garotada. Estamos sempre informando a cor da bandeira e destacando o risco de entrar no mar, por exemplo, quando se tem uma bandeira vermelha sinalizando que o mar está perigoso”.
Para a veranista Carmem Prates, de Tubarão, ter os guarda-vidas na beira mar é uma segurança maior. “Eu veraneio sempre aqui e a presença dos guarda-vidas, com certeza, deixa a gente mais tranquila, ainda mais quando se tem criança”.

Fonte: Folha Regional