Sol, calor, inevitáveis mergulhos no mar exigem cuidados extras com os cabelos. Previna-se contra o enfraquecimento dos fios. Para isso, confira as dicas do dermatologista especialista em medicina capilar, Ademir Júnior.
- Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborréia e caspa.
- Enxágüe bem os cabelos após sair do mar. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade da água.
- Proteja seus cabelos das radiações solares. Estas radiações, além de causarem danos à nossa pele, também agridem de forma intensa os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágue que tenham filtro de proteção solar.
- Evite manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.
- Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios.
- Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los de uma a duas vezes por semana é uma boa.